Ir para

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gosto musical "define personalidade", diz estudo


LONDRES (Reuters) - Os fãs da música clássica e do jazz são criativos, os amantes do pop são pessoas que trabalham duro, e, apesar dos estereótipos, os ouvintes de heavy metal são tipos criativos gentis que sentem-se em paz consigo mesmos.
 É o que afirma o professor Adrian North, da universidade escocesa Heriot-Watt, que estuda os vínculos entre as personalidades das pessoas e o tipo de música que gostam de ouvir.
"As pessoas frequentemente definem seu senso de identidade por seu gosto musical, as roupas que vestem, pelo fato de frequentar determinados pubs e usar certos tipos de gíria", disse ele.
"Assim, não surpreende que a personalidade também guarde relação com os gostos musicais."
Em um estudo que, segundo North, é o maior já realizado sobre a personalidade e as preferências musicais de indivíduos, pesquisadores pediram a 36.518 pessoas de todo o mundo que classificassem suas preferências entre 104 estilos musicais, antes de fazer um teste de personalidade.
"Pesquisadores demonstram há décadas que os fãs do rock e do rap são rebeldes e que os amantes da ópera são pessoas ricas e bem instruídas", disse North.
"Mas esta é a primeira vez que uma pesquisa comprova vínculos entre tipos de personalidade e uma gama grande de estilos musicais."
O estudo concluiu que os fãs do jazz e da música erudita são criativos e têm boa auto-estima, embora os primeiros sejam mais extrovertidos e os segundos, mais tímidos.
Os fãs de música country e western foram classificados como pessoas trabalhadoras e tímidas, os fãs do rap, como extrovertidas, e os fãs da música indie têm baixa auto-estima e não são muito gentis.
As pessoas que curtem música soul podem se animar, já que a pesquisa concluiu que são criativas, extrovertidas, gentis, têm boa auto-estima e sentem-se à vontade com elas mesmas.
E, se você já se perguntou por que pessoas que dirigem carros esporte caros muitas vezes ouvem música em alto volume no carro, North pode ter a explicação.
Segundo ele, pessoas que optam por ouvir música agressiva e excitante têm mais probabilidade de ter bastante dinheiro, enquanto aquelas que curtem sons relaxantes tendem a ganhar menos.
North ainda procura voluntários para participar da pesquisa. Maiores informações podem ser encontradas no endereço www.peopleintomusic.com/.

Nenhum comentário: